Nossa proposta é disseminar conhecimento, assim, disponibilizamos abaixo algumas publicações nossas, bem como publicações e vídeos educativos de terceiros, parceiros, acadêmicos e órgãos públicos a fim de possibilitar o acesso a material de qualidade produzido sobre maricultura, biologia marinha, sustentabilidade, resíduos sólidos, pesca consciente, comunidades pesqueiras etc.

PROJETO MERGULHANDO COM O MERO


Nosso objetivo através desse guia é recomendar boas práticas de observação marinha de forma que esses encontros com a vida selvagem aconteçam de forma a propiciar o bem-estar do observador curioso e a permanência das espécies marinhas a longo prazo.
Baixe a cartilha em PDF

PROJETO GAROUPA


O Guia Prático de Educação Ambiental sobre a Garoupa foi uma realização da ATEVI. Nosso objetivo foi estimular a consciência ambiental das comunidades onde o Projeto Garoupa atua. Nele você vai conhecer tudo sobre a Garoupa, fatos e mitos e muito acerca da importância na preservação do meio ambiente para garantir a preservação desta e outras espécies marinhas.
Baixe a cartilha em PDF

PREVENÇÃO AO LIXO MARINHO – AGORA!


A Força-Tarefa de Lixo Marinho é uma parceria internacional liderada pela ISWA, com o objetivo de explorar e estabelecer claramente o vínculo entre gestão eficiente de resíduos e prevenção de resíduos que atinge nossos oceanos. Práticas adequadas de gestão de resíduos possuem papel chave para reduzir o lixo marinho. O setor de resíduos e recursos é vital para assegurar soluções imediatas e de longo prazo para prevenção da poluição marinha.
Baixe a cartilha em PDF

GUIA MARLISCO


Guia MARLISCO para reduzir o lixo marinho - Este Guia foi preparado pela ISOTECH Ltd Environmental Research and Consultancyno, âmbito do projeto MARLISCO e traduzido e adaptado para português pela equipa do projeto MARLISCO Portugal desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Baixe a cartilha em PDF

MANUAL CAIÇARA DE ECOTURISMO DE BASE COMUNITÁRIA (2009)


Com a implantação do Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) em 1977 (Decreto n° 9.414) e as leis de proteção da Mata Atlantica, uma das atividades tradicionais da Comunidade Caiçara ficou proibida: a retirada de árvores da floresta (Jequitibá, Ingá, Guapuruvú, Ipê, entre outras) para a fabricação das canoas caiçaras.
Baixe a cartilha em PDF

LIXO - QUEM SE LIXA?


A cartilha educativa produzida pelo Ministério Público de Pernambuco "Lixo, quem se lixa?” traz toda a informação necessária sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O que é lixo? Como lidar com o lixo? De quem é a responsabilidade? Eis algumas das questões discutidas a partir da consulta a inúmeras fontes especializadas no assunto, com a colaboração direta e indireta de dezenas de pessoas e de instituições preocupadas com a questão dos resíduos sólidos no Brasil.
Baixe a cartilha em PDF

PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DE ILHABELA


O presente Plano de Manejo guia todas as ações de gestão do Parque e de sua Zona de Amortecimento, compatibilizando suas necessidades de conservação ambiental com as de atendimento à população e de sua integração com o ambiente externo.
Baixe a cartilha em PDF

MANUAL DE ECOSSISTEMAS MARINHOS E COSTEIROS PARA EDUCADORES


Manual de Ecossistemas Costeiros e Marinhos para Educadores” foi elaborado pela equipe de educadores dos projetos de conservação marinha, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e que compõem a Rede Biomar, a saber: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador e Projeto Tamar. Embora esses projetos atuem há várias décadas em favor da conservação de espécies marinhas e possuam inúmeros trabalhos relacionados ao ecossistema marinho, identificou-se a necessidade de elaborar material específico, com metodologia e conteúdo pertinentes, considerando principalmente sua demanda por informações consistentes e objetivas na área de conservação ambiental marinha.
Baixe a cartilha em PDF

Entre em Contato



Celular: 12 98124-9903
Ilhabela SP

contato@atevi.org.br / ouvidoria@atevi.org.br